2 de out. de 2018

Vitória de Maria Santíssima


7 de outubro
Na Festa de Nossa Senhora do Rosário,
triunfante vitória dos católicos
sobre os inimigos da Santa Igreja


Era o dia 7 de outubro do ano de 1571. Aconteceu um fato que marcou a história da Santa Igreja e da Humanidade de uma maneira especial: a famosa batalha de Lepanto, na qual a própria Virgem Santíssima interveio, concedendo a vitória a seus filhos diletos, ameaçados que estavam pelas hostes inimigas, que não desejavam somente invadir suas terras, mas, sobretudo, roubar a sua santa Fé Cristã.


Os soldados mulçumanos avistaram acima dos mais altos mastros
 da esquadra católica uma Senhora, que os aterrava 
com seu aspecto majestoso e ameaçador.

A léguas de distância, em Roma, São Pio V implorava o auxílio divino, por intercessão da Mãe da Igreja. Inspirado, o santo Papa pede ao povo romano que reze o Rosário pela vitória de seus irmãos.

Em determinado momento, enquanto despachava assuntos urgentes, mas com sua atenção toda colocada no perigo que corria a Cristandade, aquele venerável ancião interrompe os trabalhos bruscamente e se dirige à janela. Os circunstantes ficam perplexos, não compreendem a atitude. Reina o silêncio por breve espaço de tempo, rompido pela afirmação ainda mais misteriosa do Pontífice: - vencemos em Lepanto!

Manda reunir os fiéis e preparar a comemoração pela milagrosa vitória de Dom João D’Áustria, comandante da frota. Uma solene procissão tem lugar nas ruas da Cidade Eterna. Dias mais tarde, chegam os emissários da esquadra trazendo a notícia já antes anunciada pelos Anjos. Pouco depois estava instituída a festa de Nossa Senhora das Vitórias no dia 7 de outubro.

Um ano mais tarde, Gregório XIII mudou o nome para festa de Nossa Senhora do Rosário, e determinou que fosse celebrada no primeiro domingo de outubro (dia em que se venceu a batalha em Lepanto). Atualmente a festa é celebrada no dia 7 de outubro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário