3 de abr. de 2018

Celebração da Semana Santa em Fortaleza


Celebrando a Semana Santa
Nesta última semana da Quaresma,
os Arautos do Evangelho em Fortaleza celebraram dia-a-dia
os maiores mistérios operados por Jesus Cristo para nossa redenção.

QUINTA-FEIRA SANTA

A Missa de Quinta-Feira Santa, uma das mais solenes do ano litúrgico, foi celebrada pelos Revmos. Pe. David Francisco, EP e Padre Antônio Hernando, EP. Nesta solenidade se manifesta de forma sensível a majestade da Ceia do Senhor, onde também se comemora a instituição do ministério sacerdotal. 




Uma vez que não se celebra Missa na Sexta-Feira Santa, ao fim da cerimônia o Santíssimo Sacramento foi solenemente transladado para a Capela onde se encontrava o Monumento. Ali, todos puderam fazer vigílias junto a Nosso Senhor Sacramentado, com vistas a consolá-Lo durante a sua Agonia no Horto das Oliveiras.





Após a Missa foram retirados os castiçais, bem como as toalhas do altar. É a denudação do altar, a qual simboliza a denudação de Cristo antes de sua crucifixão. Aquele que é a Pureza foi despojado de suas vestes, e os impuros O escarneceram em sua pureza. E Nosso Senhor, digno de toda reverência, resistiu às chacotas dos corrompidos.




SEXTA-FEIRA SANTA

A Solenidade da Sexta-feira Santa iniciou-se às três horas da tarde com a Liturgia da Palavra. Recordou-se a Paixão e morte do Salvador. É, para a Igreja, um dia especialíssimo, portanto, de grande silêncio, oração e penitência. Não houve ofertório e nem consagração, mas realizou-se a comunhão eucarística.







Dando prosseguimento, adorou-se solenemente a Cruz, porque, tendo sido Jesus Cristo nela pregado, e tendo morrido neste dia, a santificou com o seu Sangue. A Cruz, então foi desnudada lembrando que os judeus desnudaram o Filho de Deus. Ainda durante a cerimônia da Paixão de Nosso Senhor, foi apresentada aos fieis uma relíquia do Santo Lenho, um fragmento da verdadeira Cruz que a oscularam após à adoração.




  



`

SÁBADO SANTO – A VIGÍLIA PASCAL

Com todas as luzes apagadas, a cerimônia do sábado teve seu início do lado de fora quando o celebrante Pe. Antônio Hernando, EP abençoou o fogo novo, representativo da Ressurreição de Nosso Senhor e acendeu-se o Círio Pascal, onde foi levado em procissão para ser introduzido solenemente no altar.





Terminada a procissão, na qual se introduziu o Círio Pascal já bento em local apropriado, comunicaram-se suas chamas a todas as velas iluminando todo o recinto. Os fieis com a vela acesa na mão renovaram sua fé, proclamando Jesus Cristo como sendo a Luz do mundo que ressurgiu das trevas para iluminar nosso caminho.






A Celebração Eucarística foi realizada em caráter de extremo júbilo e magnificência, em forte contraste com a mágoa intensa da sexta-feira santa. O altar e os sacerdotes paramentados em grande gala se uniram ao repicar dos sinos. O aleluia que não era ouvido desde o início da quaresma, volta a ser entoado após as leituras. Essa é na realidade a missa da madrugada da Páscoa. É por assim dizer, a aurora da ressurreição.











Nenhum comentário:

Postar um comentário