6 de abr. de 2017

O Brasão dos Arautos do Evangelho


Eucaristia, Maria e o Papa
Três devoções inerentes à espiritualidade
dos Arautos do Evangelho


Os pilares que sustentam a Fé Católica: Maria Santíssima, a Eucaristia e o Papado, representado pelas Chaves Pontifícias, abaixo do brasão dos Arautos do Evangelho.


Eucaristia


Em ordem de importância: a Eucaristia, o Santíssimo Sacramento do altar. Por ser em substância, o Próprio Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor, sua importância é de um valor incalculável, sobretudo no que diz respeito a nossa salvação eterna. “Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no ultimo dia. (Jo 6, 54)”. Ou seja, a comunhão se faz uma condição necessária para a salvação de cada
homem, por isso, é grande bem comungar sempre e o maior número de vezes possível.
Senhor meu Jesus Cristo, que, por amor aos homens, ficais dia e noite neste Sacramento, todo cheio de misericórdia e amor, esperando, chamando e acolhendo todos os que vêm visitar-Vos, eu creio que estais presente no Sacramento do altar... (Santo Afonso de Ligório)

Maria Santíssima


Logo em seguida, Nossa Senhora. Ao contrário do que muitas pessoas carentes em instrução religiosa possam imaginar, a devoção a Maria Santíssima não diminui em nada e tão pouco afasta da devoção a Nosso Senhor, antes, ela se intensifica e fortalece, sendo um meio seguro de nos dirigirmos a pessoa d’Ele, uma vez que Ele próprio quis entregá-la a nós como Mãe na pessoa de São João Evangelista.

Sábias são as palavras de São Luís Maria Grignion de Montfort a esse respeito em seu Tratado: “Deus quis vir a terra por meio de Maria, e é por meio d’Ela que Ele quer reinar sobre a terra”.


Papado


Ele é o ponteiro pelo qual todos os relógios se
acertam, sendo assim, a fidelidade ao Papado
um fator essencial para se caminhar
nas vias do Bem e da Verdade.


Em terceiro, o Papa, o Sumo Pontífice. “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: Tudo o que ligares na terra será ligado no Céu, tudo o que desligardes na terra será desligado no Céu. (Mt 16, 18-19)”. Nosso Senhor o colocou como chefe de sua Igreja, ele é portanto, seu embaixador e representante, de maneira que, aquele que despreza e não ama o representante, também despreza e não ama aquele que é Representado. Dessa forma, devemos total obediência ao Santo Padre.


A descida do Espírito Santo sobre
Nossa Senhora e os Apóstolos


“Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado,
e renovareis a face da terra” (Salmo 103, 30)

Em nosso símbolo, esses três pilares estão rodeados por labaredas de fogo, representando este anseio de que venha o quanto antes o Santo Paráclito, em uma nova descida do Espírito Santo que renove e santifique toda a humanidade, prece que a Santa Madre Igreja tem elevado aos Céus ao longo de séculos.


EP – Evangelii Præcones


Destacam-se em meio a essas chamas as iniciais “ E P ” – Evangelii Præcones – Arautos do Evangelho em latim, nome que faz menção a passagem da Escritura que diz: “Ide por todo o mundo e a todos pregai o Evangelho (Mc 16, 15).

“Ide pelo mundo inteiro levando o Evangelho, por intercessão
do Coração Imaculado de Maria”.
Palavras de S.S. Papa João Paulo II, confiadas aos
Arautos do Evangelho por ocasião da Aprovação Pontifícia.

Fica assim descrito esse brasão sumamente Católico. Essas devoções não são restritas aos Arautos, antes, esse brasão é um símbolo que qualquer cristão batizado poderia usar sobre seu peito, mas sem sombra de dúvida, muito mais importante que levá-lo consigo, é a pessoa possuir o amor por tudo o que esse medalhão representa de forma acessa e flamejante, ardendo em seu coração.