Evangelho da Procissão
Entrada gloriosa em Jerusalém Catedral de Cristo Rei - Hamilton (Canadá) |
4 Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta: 5 Dizei à
filha de Sião: Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num
jumentinho, num potro de jumenta”.
6 Então os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia mandado. 7 Trouxeram
a jumenta e o jumentinho e puseram sobre eles suas vestes, e Jesus montou. 8 A
numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam
ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. 9 As multidões que iam na
frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito
o que
vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!”
vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!”
10 Quando Jesus entrou em Jerusalém a cidade inteira se agitou, e
diziam: Quem é este homem? 11 E as multidões respondiam: “Este é o profeta
Jesus, de Nazaré da Galileia” (Mt 21, 1-11).
Evangelho da Santa Missa
Naquele tempo, 11 Jesus
foi posto diante de Pôncio Pilatos, e este o interrogou: “Tu és o Rei dos
judeus?” Jesus declarou: “É como dizes”, 12 e nada respondeu, quando foi
acusado pelos sumos sacerdotes e anciãos. 13 Então Pilatos perguntou: “Não
estás ouvindo de quanta coisa eles Te acusam?” 14 Mas Jesus não respondeu uma
só palavra, e o governador ficou muito impressionado. 15 Na festa da Páscoa, o
governador costumava soltar o prisioneiro que a multidão quisesse. 16 Naquela
ocasião, tinham um prisioneiro famoso, chamado Barrabás. 17 Então Pilatos
perguntou à multidão reunida: “Quem vós quereis que eu solte: Barrabás, ou
Jesus, a quem chamam de Cristo?” 18 Pilatos bem sabia que eles haviam entregado
Jesus por inveja. 19 Enquanto Pilatos estava sentado no tribunal, sua mulher
mandou dizer a ele: “Não te envolvas com esse justo! Porque esta noite, em
sonho, sofri muito por causa dele”. 20 Porém, os sumos sacerdotes e os anciãos
convenceram as multidões para que pedissem Barrabás e que fizessem Jesus
morrer. 21 O governador tornou a perguntar: “Qual dos dois quereis que eu
solte?” Eles gritaram: “BARRABÁS”. 22 Pilatos perguntou: “Que farei com Jesus,
que chamam de Cristo?” Todos gritaram: “SEJA CRUCIFICADO!” 23 Pilatos falou:
“Mas, que mal ele fez?” Eles, porém, gritaram com mais força: “SEJA
CRUCIFICADO!” 24 Pilatos viu que nada conseguia e que poderia haver uma
revolta. Então mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão, e disse:
“Eu não sou responsável pelo sangue dete homem. Este é um problema vosso!” 25 O
povo todo respondeu: QUE O SANGUE DELE CAIA SOBRE NÓS E SOBRE OS NOSSOS
FILHOS”. 26 Então Pilatos soltou Barrabás, mandou flagelar Jesus, e entregou-o
para ser crucificado. 27 Em seguida, os soldados de Pilatos levaram Jesus ao
palácio do governador, e reuniram toda a tropa ao palácio do governador, e
reuniram toda a tropa em volta dele. 28 Tiraram sua roupa e o vestiram com um
manto vermelho; 29 depois teceram uma coroa de espinhos, puseram a coroa em sua
cabeça, e uma vara em sua mão direita. Então se ajoelharam diante de Jesus e
zombaram, dizendo: “SALVE, REI DOS JUDEUS!” 30 Cuspiram nele e, pegando uma
vara, bateram na sua cabeça. 31 Depois de zombar dele, tiraram-lhe o manto
vermelho e, de novo, o vestiram com suas próprias roupas. Daí o levaram para
crucificar. 32 Quando saiam, encontraram um homem chamado Simão, da cidade de
Cirene, e o obrigaram a carregar a cruz de Jesus. 33 E chegaram a um lugar
chamado Gólgota, que quer dizer “lugar da caveira”. 34 Ali deram vinho
misturado com fel para Jesus beber. Ele provou, mas não quis beber. 35 Depois
de o crucificarem, fizeram um sorteio, repartindo entre si as suas vestes. 36 E
ficaram ali sentados, montando guarda. 37 Acima da cabeça de Jesus puseram o
motivo da sua condenação: “Este é Jesus, o Rei dos Judeus.” 38 Com ele também
crucificaram dois ladrões, um à direita e outro à esquerda de Jesus. 39 As
pessoas que passavam por ali o insultavam, balançando a cabeça e dizendo: 40 “TU
QUE IAS DESTRUIR O TEMPLO E CONSTRUÍ-LO DE NOVO EM TRÊS DIAS, SALVA-TE A TI
MESMO! SE ÉS O FILHO DE DEUS, DESCE DA CRUZ!” 41 Do mesmo modo, os sumos
sacerdotes, junto com os mestres da Lei e os anciãos, também zombavam de Jesus:
42 “A OUTROS SALVOU… A SI MESMO NÃO PODE SALVAR! É REI DE ISRAEL… DESÇA AGORA
DA CRUZ! E ACREDITAREMOS NELE. 43 CONFIOU EM DEUS; QUE O LIVRE AGORA, SE É QUE
DEUS O AMA! JÁ QUE ELE DISSE: EU SOU O FILHO DE DEUS”. 44 Do mesmo modo, também
os dois ladrões que foram crucificados com Jesus, o insultavam. 45 Desde o
meio-dia até as três horas da tarde,
houve escuridão sobre toda terra. 46 Pelas três horas da tarde, Jesus deu um
forte grito: “Eli, Eli, lamá sabactâni?”, que quer dizer: “Meu Deus, meu Deus,
por que me abandonaste?” 47 Alguns dos que ali estavam, ouvindo-o, disseram:
“ELE ESTÁ CHAMANDO ELIAS!” 48 E logo um deles, correndo, pegou uma esponja,
ensopou-a em vinagre, colocou-a na ponta de uma vara, e lhe deu para beber. 49 Outros,
porém, disseram: “DEIXA, VAMOS VER SE ELIAS VEM SALVÁ-LO!” 50 Então Jesus deu
outra vez um forte grito e entregou o espírito. 51 E eis que a cortina do
santuário rasgou-se de alto a baixo, em duas partes, a terra tremeu e as pedras
se partiram. 52 Os túmulos se abriram e muitos corpos dos santos falecidos
ressuscitaram! 53 Saindo dos túmulos, depois da ressurreição de Jesus,
apareceram na Cidade Santa e foram vistos por muitas pessoas. 54 O oficial e os
soldados que estavam com ele guardando Jesus, ao notarem o terremoto e tudo que
havia acontecido, ficaram com muito medo e disseram: “ELE ERA MESMO FILHO DE
DEUS!” (Mt 27, 11-54)
DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR
A conjunção da entrada triunfal do Divino
Redentor em Jerusalém e dos sofrimentos de sua dolorosa Paixão nos lembram que
a perspectiva da cruz está sempre nimbada pela certeza da glória futura.
I - TRIUNFO PRENUNCIATIVO
DA GLÓRIA DA RESSURREIÇÃO
Ao
considerar no Domingo de Ramos a entrada triunfal de Nosso Senhor Jesus Cristo
em Jerusalém, devemos ter presente que a Liturgia não é apenas uma rememoração
de fatos históricos, mas, sobretudo, uma ocasião para receber as mesmas graças
criadas por Deus naquele momento, e distribuídas ao povo judeu que lá se
encontrava. Por isso a Igreja Católica estimula os fiéis a repetir simbolicamente
essa cerimônia, a fim de se iniciar a Semana Santa com a alma bem preparada.
Na
Antiguidade, os grandes heróis militares e os atletas vencedores eram saudados
com ramos de palma, para honrá-los pelo triunfo alcançado. Portanto, Jesus quis
que sua Paixão, cujo ápice se deu no Calvário, fosse marcada pelo triunfo já na
abertura, antecipando a glória da Ressurreição que viria depois.
À
vista deste contraste podemos ficar surpresos: como a Igreja combina ambos os
aspectos nesta circunstância? Entretanto, isto não nos deve causar estranheza,
já que, no extremo oposto, ela contempla a Ressurreição de um modo semelhante. Quando,
dentro de poucos dias, estivermos celebrando o magnífico rito da Vigília Pascal
, no qual tudo será júbilo, ouviremos no cântico do Precônio notas relativas
aos tormentos e à Morte de Cristo: “Foi Ele quem pagou do outro a culpa, quando
por nós à morte Se entregou: para apagar o antigo documento, na Cruz todo o seu
Sangue derramou. Pois eis agora a Páscoa, nossa festa, em que o Real Cordeiro
Se imolou: marcando nossas portas, nossas almas, com seu divino Sangue nos
salvou. [...] Ó Deus, quão estupenda caridade vemos no vosso gesto fulgurar:
não hesitais em dar o próprio Filho, para a culpa dos servos resgatar. O pecado
de Adão indispensável, pois o Cristo o dissolve em seu amor; ó culpa tão feliz
que há merecido a graça de um tão grande Redentor!”. Também na lindíssima
Sequência Victimæ Paschali laudes, correspondente à Missa do Dia da Páscoa,
será dito: “Duelam forte e mais forte: é a vida que enfrenta a morte. O rei da
vida, cativo, é morto, mas reina vivo!”.2 Assim, o Domingo de Ramos da Paixão
do Senhor, pórtico da Semana Santa, contém também o triunfo.
Este
primeiro aspecto da celebração de hoje nos ensina o quanto é uma falha conceber
a Redenção operada por Nosso Senhor centrando-se só na dor. Também, e talvez
principalmente, ela comporta o gáudio da Ressurreição, pois, se os padecimentos
de Jesus se estenderam da noite de Quinta-Feira até a hora nona de Sexta-Feira,
e sua Alma tenha se separado do Corpo por cerca de trinta e nove horas — como
se pode deduzir das narrações evangélicas —, o período de glória prolongou-se
por quarenta dias, aqui na Terra, e permanece por toda a eternidade no Céu.
Foi
esta a noção que faltou aos Apóstolos ao verem o Divino Mestre entristecer-Se,
suar Sangue e deixar-Se prender por vis soldados; em consequência, O
abandonaram. Na verdade, já não mais se lembravam dos reiterados anúncios que
Ele lhes fizera a propósito de sua Morte e Ressurreição ao terceiro dia (cf. Mt
17, 21-22; 20, 18-19). Nossa Senhora, pelo contrário, embora cheia de dor e com
o coração transpassado por uma espada (cf. Lc 2, 35), não desfaleceu, porque
guardava no fundo da alma a certeza de que seu Filho ressuscitaria. E quando
Ele saiu do túmulo, na plenitude de sua majestade, seguramente foi Ela a
primeira pessoa a quem Jesus apareceu, como já tivemos oportunidade de
comentar.3
Uma clave
para considerar a Paixão do Senhor
Contemplemos
a Liturgia de hoje com esta perspectiva, revivendo aqueles momentos de gozo em
que Jesus entra na Cidade Santa, com vistas a passarmos depois pelas angústias
da Paixão e pelas alegrias da Ressurreição. Que as graças derramadas sobre
todos os participantes dessa primeira procissão, na qual estava presente o
Redentor, desçam sobre nós e cumulem nossas almas, fazendo-nos compreender bem
o papel do sofrimento em nossa vida de católicos apostólicos romanos, enquanto
meio indispensável para chegar à glória final e definitiva. Dor e triunfo
encontram-se aqui magnificamente entrelaçados. Per crucem ad lucem! — E pela
cruz que alcançamos a luz!
Sendo
impossível, no reduzido espaço de um artigo, tecer um comentário detalhado
sobre cada um dos Evangelhos que a Igreja propõe para este dia, comporemos uma
reflexão, tendo em mente ambos os textos.
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