4 de nov. de 2018

"A Presidência da República fica pequena para ele"

Dr. Plinio nos primeiros anos
da década de 1950
Discursando sobre Nossa Senhora
“Plinio Corrêa de Oliveira fez aqui um discurso extraordinário. É indiscutível que o homem mais brilhante e mais capaz do Brasil no momento é Plinio Corrêa de Oliveira. Eu vou dizer mais: acho que a presidência da República fica pequena para ele”.
- General Lott, comandante da Segunda Região Militar -

No ano de 1951 Dr. Plinio fora convidado para uma conferência no Teatro Municipal em razão do encerramento do I Congresso da União Católica Militar, que coincidiria com a Comunhão pascal das Forças Armadas. O recinto estava completamente lotado para ouvi-lo, com a presença do Cardeal Motta, de numerosas pessoas da sociedade de São Paulo e de altas patentes militares, presididas pelo então General Lott, comandante da Segunda Região Militar. 

Dr. Plinio fez um brilhante discurso sobre Nossa Senhora que foi aplaudidíssimo e recebeu entusiasmadas felicitações. A sessão continuaria e o general convidou-o ao seu camarote, fazendo-o sentar-se ao seu lado. Entretanto, ao perceber o avanço da hora, pois eram onze e meia da noite, Dr. Plinio apresentou uma desculpa e retirou-se acompanhado pelos membros do Grupo, a fim de poderem tomar uma frugal refeição no restaurante Giordano antes de começar o jejum eucarístico.

Naquela noite, o então General Lott chegou a qualificar Dr. Plinio como
"o homem mais brilhante e mais capaz do Brasil"
Acima: Dr. Plinio durante o encerramento do I Congresso da União Católica Militar, em 1951
Ao lado: o General Lott, no mesmo ano

Quando eles partiram, casualmente chegou atrasada à festa uma tia de Dr. Plinio que era presidente da Liga das Senhoras Católicas, sendo conduzida à frisa onde se encontrava o general. Este se levantou para cumprimentá-la e lhe disse, sem saber que era familiar de Dr. Plinio:

- Da. Fulana, lamento muito que a senhora tenha perdido o principal da festa.

- O que foi?

- Mas a senhora não sabe? Eu acabo de ouvir o melhor orador de minha vida. Plinio Corrêa de Oliveira fez aqui um discurso extraordinário. Olhe, ele é um colosso! Nunca pensei que falasse tão bem. É indiscutível que o homem mais brilhante e mais capaz do Brasil no momento é Plinio Corrêa de Oliveira. Eu vou dizer mais: acho que a presidência da República fica pequena para ele.

- Ah, sim, parece que, de fato, é muito bom orador – observou a dama, sem dizer que Dr. Plinio era seu sobrinho.

Poucos dias depois Dr. Plinio soube de fonte segura que certos adversários haviam mandado um espião a esse evento para sentir no ambiente a repercussão que teria seu discurso. Este homem assistiu de cima para observar a reação do público. Ora, tal foi a beleza das palavras que ele mesmo chorou de entusiasmo!


(Extraído da obra O DOM DE SABEDORIA NA MENTE, VIDA E OBRA DE PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA, Volume III, páginas 389-390, de Monsenhor João S. Clá Dias, EP) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário