18 de nov. de 2018

Clemência sem cumplicidade com o erro


O verdadeiro sentido da clemência 
de Nossa Senhora

A realeza que Nossa Senhora exerce sobre o gênero humano, não é a do juiz, mas a da advogada, isto é d’Aquela que não tem por missão julgar e punir os pecadores, mas a de os defender. Por isso tem Ela para conosco toda sorte de predisposições favoráveis, e sempre nos atende com indizível bondade.

Entretanto, a alma moderna, muito atribulada e tratada com terrível dureza pela atual tirania do demônio, encontra certa dificuldade em compreender o verdadeiro sentido da clemência de Nossa Senhora. Tanto mais quanto uma falsa piedade apresenta esta misericórdia de modo alvar e adocicado, como se ela fosse uma espécie de cumplicidade com o erro e o pecado.

Ora, a ternura e a bondade de Maria não consistem numa vil condescendência para com quem praticou o mal, e sim na materna e invariável disposição de conceder ao delinquente as graças necessárias para ele abandonar o erro e o pecado. É neste sentido que se deve entender a clemência de Nossa Senhora; e enquanto tal, ela é única, suprema e indizível.

(Revista Arautos do Evangelho, agosto de 2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário