26 de abr. de 2019

Como ganhar o coração da Santíssima Virgem


A Ave-Maria
 Orvalho celeste que emudece a alma
para fazer brotar o fruto da vida, Jesus Cristo. 
É também, por meio desta saudação, 
que ganharemos o Coração de Maria.

No Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, São Luís ensina sobre as práticas particulares desta devoção: práticas exteriores e práticas interiores. E destaca entre as práticas exteriores a grande devoção à Ave-Maria e ao terço que devem ter os fiéis escravos de Nossa Senhora.

A salvação de cada um em particular
está ligada a recitação da Ave-Maria
V. Grande devoção à Ave-Maria e ao terço.

249. Quinta prática. Terão grande devoção ao recitar a Ave-Maria, ou a Saudação Angélica, da qual bem poucos cristãos, mesmo esclarecidos, conhecem o valor, o mérito, a excelência e a necessidade. 

Foi preciso que a Santíssima Virgem aparecesse várias vezes a grandes santos muito doutos para lhes demonstrar o mérito desta pequena oração, como sucedeu a São Domingos, a São João Capistrano, ao bem-aventurado Alano de la Roche. E eles compuseram livros inteiros sobre as maravilhas e a eficácia da Ave-Maria para conversão das almas. 

Altamente publicaram e pregaram que a salvação do mundo começou pela Ave-Maria, e a salvação de cada um em particular está ligada a esta prece; que foi esta prece que trouxe à terra seca e árida o fruto da vida, e que é esta mesma prece que deve germinar em nossa alma a palavra de Deus e produzir o fruto da vida, Jesus Cristo; que a Ave-Maria é um orvalho celeste, que emudece a terra, isto é, a alma, para fazer brotar o fruto no tempo adequado; e que uma alma que não for orvalhada por esta prece ou orvalho celeste não dará fruto algum, nem dará senão espinhos, e não estará longe de ser amaldiçoada. (Hb 6,8).

252. Almas predestinadas, escravas em Jesus e Maria, ficai sabendo que a Ave-Maria é a mais bela de todas as orações, depois do Pai-Nosso. É a saudação mais perfeita que podemos dirigir a Maria, porque é a que o Altíssimo lhe transmitiu por um arcanjo, para ganhar o coração da Virgem de Nazaré. E tão poderosas foram aquelas palavras, pelo encanto secreto que contêm, que Maria deu seu pleno consentimento para a Encarnação do Verbo, embora relutasse em sua profunda humildade.

Será também por meio desta saudação que lhe ganharemos infalivelmente o seu Coração, se a dissermos como convém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário