6 de out. de 2018

Como entender a crise do mundo moderno?


As muitas crises que abalam
 o mundo de hoje.
Em brilhante síntese, ao mesmo tempo histórica e filosófica, Plinio Corrêa de Oliveira expõe através da obra Revolução e Contra-Revolução
as muitas crises que abalam o mundo de hoje.

Civilização Cristã! Expressão quase vazia de realidade para o homem moderno. Com efeito, que resta, em nossos dias, da Cristandade medieval? Ruínas de monumentos, vestígios de costumes e de instituições. Quando muito, restos de princípios, ou de hábitos mentais ainda vivendo nas almas, resíduos de um passado carregado de bênçãos!

Em seus traços fundamentais, a Cristandade medieval foi a disposição das instituições políticas e da ordem social, bem como das mentalidades e dos costumes, segundo a doutrina da Igreja. Por ser virtuosa, por ser conforme à ordem natural das coisas, ela parecia inabalável. Mas, ruiu.

Como pôde o majestoso edifício da Civilização Cristã ter sido reduzido a ruínas?

Assim como o médico deve procurar conhecer as causas que levam um organismo sadio à enfermidade, assim também cumpre estudar os princípios e os fatos históricos que contribuíram para a derrocada da Civilização Cristã. E nisso está já o início da sua restauração, como o diagnóstico da doença constitui o primeiro passo para a cura.

Pois bem, a descrição da doença que atingiu a Civilização Cristã já foi feita, e por alguém que a amou desde a mais tenra infância, e desejou com todo o ardor a restauração dela, consagrando para tal sua vida.

Em brilhante síntese, ao mesmo tempo histórica e filosófica, solidamente apoiada nos princípios da Doutrina Católica e na observação profunda e atenta da psicologia humana, Plinio Corrêa de Oliveira, a expôs em Revolução e Contra-Revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário