26 de out. de 2018

Um plano para salvar o Brasil


Pré-figura do Reino de Maria
Hastear um estandarte religioso que colocasse 
no centro Deus e sua Igreja, influenciando a opinião pública 
para nela contradizer a falsa moral do mundo. 
Aqui está a síntese de um projeto de Plinio Corrêa de Oliveira 
para salvar o Brasil quando foi elevado 
à presidência da Junta Arquidiocesana da Ação Católica, em 1940.

Dr. Plinio almejava formar uma elite
católica capaz de influenciar a sociedade e
mudá-la por dentro
Vendo as possibilidades quase ilimitadas que uma Ação Católica bem orientada apresentava para o apostolado, formou-se na mente de Dr. Plinio, conforme revelou em algumas ocasiões, um ousado plano de ação que permitiria projetar a Igreja Católica de forma insuperável: a criação de uma Escola de Ação Católica para ensinar a Contra-Revolução e formar damas e varões católicos apostólicos romanos na plenitude do termo.

Este instituto “deveria desenvolver-se não como um substituto do Movimento Católico, mas como um complemento, feito para incrementá-lo e orientá-lo. Portanto, não era para destruir nada, mas para ampliar de modo considerável uma realidade já existente”. Para isso, pretendia constituir “uma espécie de faculdade de caráter superior, que tomasse os mais inteligentes, os mais dedicados, sobretudo, mais esforçados e com espírito mais aberto, e, com eles, lançar uma grande linha sobre o laicato católico”.

Dr. Plinio arquitetou com todos os detalhes a articulação que garantiria implantar com êxito o projeto: “Em primeiro lugar, selecionar os mais fervorosos para uma alta formação [...] afincadamente católica [...] Nós daríamos o curso e essas pessoas espalhariam suas ideias no meio das respectivas associações religiosas. Com a convicção de que cada integrante de qualquer associação deveria trazer para ela o maior número de membros, ao menos cinco novos por ano. [...] Em pouco tempo nós teríamos saturado São Paulo; pois seria trazido quem fosse possível. Esses deveriam, depois, montar campanhas sistemáticas em vagalhões contra a depravação dos costumes, contra o comunismo que entrava, etc. Ou seja, fazer a Contra-Revolução”.

Para salvar o Brasil da falsa moral do mundo, 
Dr. Plinio formou em sua mente um ousado plano 
de ação que permitiria colocar no centro 
Deus e a Igreja Católica
Como a Revolução tem seus próprios tipos humanos que lhe servem de modelo, apesar de esconder que isso é feito de forma intencional, Dr. Plinio queria constituir algo análogo para a Contra-Revolução: criar uma elite generosa, inteligente e esforçada, formada por ele, pronta para assumir a liderança do Movimento Católico e orientá-lo para agir sobre a massa social. Estando esses jovens de ambos os sexos instruídos a fundo em Filosofia, Teologia e História, poderiam depois frequentar a sociedade com toda a naturalidade e, enquanto o clero continuava a pregar nos púlpitos, confessionários e escolas, eles estariam dando nos seus diversos ambientes uma nota católica e mariana, defendendo a boa doutrina nas conversas. Em síntese, tratava-se de atuar sobre a opinião pública para nela contradizer a falsa moral do mundo e levantar um estandarte religioso que colocasse no centro Deus e sua Igreja, e, assim mudá-la por dentro. Esta ação de influência acabaria por determinar o rumo da classe dirigente, o que teria uma força incomparavelmente maior que a de um partido político.

É preciso constar nos anais da história de Dr. Plinio que, com um movimento católico coeso e desse nível nas mãos, a realização de tal plano teria ocasionado um verdadeiro estouro de graças. Tornar-se-ia factível, através de uma ação tendencial, uma verdadeira Contra-Revolução cultural própria a modificar a sociedade e encaminhá-la para a realização de uma pré-figura do Reino de Maria. Dr. Plinio julgava que com um movimento assim era suficiente para deter a Revolução: “Eu tenho certeza de que a realização desse projeto teria salvo o Brasil”.

Extraído da obra O DOM DE SABEDORIA NA MENTE, VIDA E OBRA DE PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA, volume III, páginas 132-134, de Monsenhor João S. Clá Dias, EP

Nenhum comentário:

Postar um comentário