2 de jan. de 2020

2 - O Ano Litúrgico: Antegozo do Céu


O Ano Litúrgico

Mais do que recordação, santificação do tempo. 
No desenvolvimento do Ano Litúrgico, 
podemos viver toda a história da salvação 
por meio das celebrações da Igreja. 


Entendamos, contudo, que o Ano Litúrgico não é uma simples representação da vida de Jesus Cristo, nem apenas uma comemoração das grandes ações de Deus na história da salvação. Não nos oferece uma história, mas sim a realidade. 

A intenção do Ano Litúrgico é a mesma que a da Igreja; o fim para o qual Cristo veio à Terra: “Para que tenham a Vida (divina) e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Na celebração da Santa Missa a Igreja santifica os dias e dá-lhes um caráter sagrado. Portanto, em sentido místico, no desenvolvimento do Ano Litúrgico, podemos viver toda a história da salvação por meio das celebrações da Igreja.


Na celebração da Santa Missa a Igreja santifica todos os dias do ano litúrgico
dando-lhes um caráter sagrado.

As recordações dos fatos passados que são realizadas no Ano Litúrgico constituem o seu “corpo”, ao passo que sua “alma”, é o desenvolvimento da vida Divina nas almas. Como é belo o Ciclo Litúrgico visto dessas atitudes! Ora é como raio de sol, a santificar os homens e o tempo; ora é como incenso perfumado que se eleva até Deus. O Ano Litúrgico pode chamar-se, assim, o batismo do tempo, e constitui um templo místico levantado a Deus.

Esse “batismo”, apesar de não ter o caráter de sacramento, possui, entretanto, “uma peculiar força e eficácia sacramental para alimentar a vida cristã”, uma vez que, nele podem ser encontrados dois elementos:

. Deus se manifesta, sai de sua eternidade e entra no nosso tempo, enchendo-o de graça com sua presença; 

. Deus não vem de mãos vazias no tempo. Ele o purifica, santifica e enche com suas graças.

Desse modo, o divino e o humano, a Igreja triunfante e a peregrina, o tempo e a eternidade convergem espiritualmente no Ano Litúrgico, no qual Deus dá aos homens sua luz e suas graças, e os homens prestam a Deus o obséquio da adoração e da oração. Esse monumento de fé é motivo de meditação e auxílio espiritual no cotidiano de todos os cristãos. Eis a obra-prima, que é o Ano Litúrgico, tão elevado, tão divino que não nos parece ser demasiado dizer que é um antegozo dos tempos gloriosos do céu!

_________________
Publicado por Arautos do Evangelho, O Ano Litúrgico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário